A tecnologia trouxe uma série de impactos positivos para todos os setores e não seria diferente para o Compliance. As soluções de TI possibilitam inúmeros avanços, mas, como em tudo na vida, há prós e contras, neste caso: facilidades e desafios. Se a tecnologia for bem empregada no Compliance permitirá que os processos se tornem mais eficazes e precisos.
Mais do maquiagem para auditorias (como muito era feito no Brasil), Compliance hoje é fazer certo, como sempre devia ter sido feito. Se tudo estiver “conforme” não há porque se preocupar.
A “moda” Compliance: um bom fruto da Lava Jato
O Compliance ganhou holofotes no Brasil em 2014, quando a Operação Lava Jato, da Polícia Federal, trouxe a público um esquema de corrupção e lavagem de dinheiro que envolveu o Governo Federal, empresas estatais e empresas privadas dos mais diversos ramos.
Nesse cenário político delicado, muitas empresas buscaram internamente e externamente se desvincular do padrão apresentado pela mídia, adotando políticas mais rígidas de compliance e transparência em seus processos.
Contudo, não é suficiente apenas agir dentro da legalidade. É necessário mostrar aos stakeholders da organização o comprometimento em atender às normas internas e externas.
O compliance deve ser algo inerente da companhia, pois assim é possível alcançar todos os benefícios de práticas transparentes, como maior credibilidade dos clientes, melhora da governança corporativa, além de ser importante para a construção da imagem da marca e confiança dos clientes.
Para assegurar que o funcionamento do negócio se dê em conformidade com as leis e regras — internas e externas, é necessário conhecer quais são os seus maiores desafios.
Portanto, continue atento e descubra, a seguir, os pontos que você precisa se esforçar para superar!
1. Falta de Conscientização da equipe
É uma prática que precisa estar fixada no cotidiano de um head de compliance. Muitos funcionários ainda se mostram resistentes quanto a essas práticas e isso pode dificultar os resultados finais.
Um bom gestor deve ter habilidade e buscar estratégias para que a sua equipe compreenda que agir em conformidade com as regras é essencial para o negócio. O diálogo aberto e sincero é a melhor maneira para alcançar esse objetivo.
A transparência e a maneira como as estratégias são apresentadas aos colaboradores fazem toda a diferença. Fique atento para esses detalhes!
2. Falta de Conhecimento dos Riscos
Desconhecer riscos é uma barreira que precisa ser superada e depende bastante da maneira com que gestores e empreendedores entendem seus projetos de controle interno e compliance — não sendo apenas uma “moda”, mas uma estratégia eficiente e poderosa.
Se os gestores negligenciam a existência de situações com potencial de prejudicar a credibilidade, as finanças e o funcionamento do negócio, é certo que a possibilidade de enfrentar problemas é maior.
Encare essa responsabilidade com seriedade e observe atentamente todos os processos que geram riscos a organização.
3. Falta de Conhecimento dos Riscos
A área de compliance é muito dinâmica. Não restam dúvidas de que o assunto merece um estudo mais aprofundado, pois há muito a ser melhorado. Então, inclua palestras e aulas sobre o tema em seu ciclo de treinamentos.
Investir nesse compromisso é essencial para o desenvolvimento da empresa. Hoje, ter um programa de compliance ou integridade já é fator competitivo para as companhias.
Desafios sempre existirão. Mantenha-se atento, busque estratégias eficientes para superá-los e conte com a Brasiliano Consultoria para superá-los! Solicite uma proposta.
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Tacia Munhoz
Sócia
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